Sunday, January 27, 2013

Reiketsu - Entrevista

...no inicio eu também pensava nisso, meio que seria dificil encontrar um publico que se "identificasse" com a nossa proposta, mas ao contrario do que se pensava, a aceitação foi (e ainda é) quase que 100%...

1 - BOA NOITE MEU AMIGO BRUNO, PRA COMEÇAR DIGA OQUE SIGNIFICA ESSE NOME "REIKETSU", É ALGO ORIENTAL ?
BRUNO: Boa noite Carlinhos!!! Reiketsu nada mais é que uma expressão em japonês, que na tradução pro português, significa "Sangue Frio". Esse lance de batizar a banda com este nome veio do nosso guitarrista Kiko, que teve a idéia de inovar lançando um nome em japonês. Na época, somente nós 2 estavamos a frente da banda e achei a iniciativa animal! Ja que nem mesmo as bandas japonesas que conhecemos tem o nome na lingua nativa dos caras rsrs.
 
2 - VERDADE, PRA PENSAR TODAS SÃO EM INGLÊS. JÁ QUE TOCOU NO ASSUNTO QUE ERAM UMA "TWO MAN BAND", FALE UM POUCO SOBRE O INÍCIO ATÉ OS DIAS DE HOJE E O MOTIVO DA REIKETSU TER SE TORNADO UMA BANDA ?
BRUNO: Sim, éramos uma "two man band" no inicio. Eu e o Kiko tocavamos juntos no Kolisão Frontal, a gente mandava um som mais voltado pro Hardcore/Metal, eu era o guitarrista e ele baixista. Tivemos uma época em que ficamos bem parados, tanto em shows como em ensaios e reuniões da banda, daí para dar um up na parada nós fizemos uns sons novos e gravamos uma demo usando o nome da banda, mas o resultado nao foi tão satisfatório como esperavamos e a banda também seguiu parada rsrs. Foi então que decidimos continuar compondo novos sons, só que dessa vez a idéia era fazer algo novo e com a nossa identidade. Sempre curtimos demais a cena crust, Abuso Sonoro, Disrupt, Social Chaos, Extreme Noise Terror estavam sempre presentes nas playlists, mas o que a gente pirava MUITO eram as bandas mais, digamos assim, modernas hahaha. Aí pode por na lista Wolfbrigade, From Ashes Rise, Tragedy, Victms. E foi aí que surgiu o Reiketsu. Nosso primeiro registro foi todo gravado na casa do Kiko (que na época estava começando com o estudio dele) e a formação foi:
Eu (Bruno) - Guitarra, voz e bateria
Kiko - Baixo, Guitarra e voz
E a nossa intenção era seguir apenas fazendo gravações e divulgar tudo pela internet. Montar uma banda pra valer estava fora de cogitação, a paciencia havia se esgotado rsrs. Mas essa fase durou muito pouco, assim que soltamos as musicas veio um convite do Tiago pra fazer um show, aí rolou uma conversa do tipo, "okay, a gente toca, você quer ser o baixista?" ahahaha e assim a banda foi ganhando corpo. Neste primeiro show, um camarada nosso (Gustavo) pegou a batera, mas depois quem chegou e ficou de vez mesmo foi o Saulo.
3 - APROVEITANDO, TIVE O PRAZER ENORME DE CONHECE-LOS PESSOALMENTE A POUCO TEMPO E FIQUEI MUITO FELIZ, CONVERSAMOS BASTANTE, TOMAMOS UMA CERVEJA. MAS ENFIM, ASSISTI POUCAS BANDAS DESSE GÊNERO SE APRESENTAREM AO VIVO E COM VOCÊS NÃO FOI DIFERENTE, TIVE AQUELA VELHA IMPRESSÃO DE, POR QUE FAZER ESSE TIPO DE MÚSICA, PARA PESSOAS QUE "QUASE SEMPRE" NÃO ASSIMILAM-SE MUITO?
BRUNO: Certeza mano, aquele role por aí no Rio de Janeiro foi muito bom!!! E pois é cara, aproveitando essa parte de contar a história da banda, no começo nosso som era bem direto e reto, assim como as bandas que nos influenciaram. Mas com o passar do tempo fomos nos aprofundando neste "lado negro" da coisa e isso refletiu demais no som da banda. Hoje, pra resumir bem, nosso som se encaixa como um misto de "Neurosis e Tragedy", mas claro, isso só como referencia (convenhamos rsrs). No inicio eu também pensava nisso, meio que seria dificil encontrar um publico que se "identificasse" com a nossa proposta, mas ao contrario do que se pensava, a aceitação foi (e ainda é) quase que 100%. Ja participamos de fests ao lado de bandas de Metal, de Hardcore Melódico e até mesmo Gore-Grind e a galera simplesmente pirava ahahaha. Ja ouvimos muitas pessoas (inclusive voce rsrs) nos dizer que curtiram nossa apresentação por que demos uma "quebrada" no que estava rolando e isso para todos nós da banda nos da uma puta satisfação.

4 - HOJE VOCÊS TEM OUTROS PROJETOS DENTRO DA CENA OU SÓ A REIKETSU, SOBRE O QUE SE TRATAM AS LETRAS, E SE TIVEREM "QUAL É A POSTURA POLÍTICA DA BANDA" ? CITE TUDO O QUE GRAVAM ATÉ HOJE E FALE UM POUCO SOBRE O NOVO ALBÚM QUE TÁ PRA SAIR. PELO MENOS O SOM QUE ESTÁ DISPONÍVEL NO BANDCAMP DA BANDA EU JÁ GOSTEI MUITO. ONDE GRAVARAM, QUEM PRODUZIU, JÁ TEM DATA PREVISTA, SELO, FORMATO EM QUE SERÁ LANÇADO ESSE MATERIAL?
BRUNO: Olha, hoje eu e o Saulo estamos apenas a serviço do Reiketsu ahahaha. O Tiagão montou um selo, o Cipreste Negro (que inclusive, recentemente lançou o EP dos caras do Cúmplice), organiza gigs na cidade de Ourinhos (onde ele reside) e participa de um projeto cultural na cidade, mas este ultimo nao sei muito dos detalhes rsrs. O Kiko também é outro "faz-tudo" na banda ahahaha, além do Reiketsu ele toca bateria com os caras do Plague Rages e ta tocando uns rock alternativo na Guido, banda nova de camaradas nossos. Ele também ta trampando a todo vapor junto com o Kexo (Infamous Glory, Horns of Venus) no Estudio Improviso, que inclusive foi onde nós gravamos todas as musicas que fizemos até hoje.
Nossas letras retratam o pessimismo com o atual cenario de auto-destruição em que a humanidade se encontra, questionamos as posturas e normas morais da vida em sociedade e também escrevemos sobre conflitos pessoais e "comportamentos obscuros" do ser humano. A respeito de posição política, nunca nos inclinamos ou levantamos qualquer bandeira, todos na banda possuem idéias e pontos de vista distintos, o que acredito ser algo bacana e que ajuda bastante nos temas das letras.
Sobre os nossos materiais, temos uma demo (auto-intitulada), um split em CD com os mexicanos do Despues de Muerto (Ruínas) e o mais recente, um split EP com nossos amigos do Distanásia (No Fundo do Poço).
Estamos pra lançar em 2013 nosso primeiro full lenght em CD. No momento, só posso adiantar que o nome do album será "Cinza". Ja temos aí 2 selos fechados, o Cipreste Negro e a Contra-Mão recs e em breve sairemos na busca por mais contatos e novas parcerias com selos. Ah, e claro, o CD foi gravado e produzido pelo Kiko e o Kexo no Estudio Improviso, em São Paulo/SP.
5 - MEU AMIGO MUITO OBRIGADO PELO SEU TEMPO, PARA FINALIZAR FALE UM POUCO DA SUA CENA LOCAL, PRA TERMOS UM POUCO DESSA INTERAÇÃO COM A GALERA QUE VAI LER ISSO E CONHECEREM UM POUCO DO QUE SE PASSA POR AÍ. GOSTARIA TAMBÉM QUE INDICA-SE 5 BANDAS "ATIVAS" QUE VOCÊ TEM CURTIDO BASTANTE, PARA NOSSOS WEB-LEITORES (RS) QUE TIVEREM INTERESSE PROCURAR CONHECER. ENFIM, DIVULGUE QUEM VOCÊ QUISER (HAHA), E DEIXE UMA MENGASEM FINAL, PRÓXIMAS GIG'S, O ESPAÇO É SEU...
BRUNO: Carlinhos, eu que agradeço pelo espaço e pelo apoio, valeu mesmo!!! Pra quem não sabe o Reiketsu é uma banda que eu digo ser "inter-municipal" ahahahaha. Eu sou de Assis (interior-SP), o Tiagão de Ourinhos (interior-SP), o Kiko de São Paulo (capital) e o Saulo revesa entre Sampa e Ourinhos, é um rolo rsrs, então de maneira geral, o cenário aqui no nosso eixo (Capital/Interior) tem se movimentado bastante. Em 2012 rolou muita coisa boa por aqui, bandas da capital e também de fora nos incluíram no roteiro das turnês e o pessoal que vem pra ca sempre curte! Dizem que a galera no interior tem mais pique pra colar nos eventos e dar uma força para as bandas, ja que pra ca os shows não rolam com frequencia e eu acho isso bem legal, também sempre encontramos bandas boas por aqui. Essa parte de falar "o que ando escutando" é sempre minha favorita rsrs, entao pega aí o que nao sai do meu mp4 recentemente:
1 - CALABRESE - É uma banda de horror-punk composta por 3 irmãos (familia maldita ahaha) dos EUA. O som dos caras é fantastico e eu indicaria todos os albuns dos caras, mas pra ficar mais facil, procurem pelo album "Calabrese III: They Call Us Death". É o mais "terror" de todos na minha opinião.
2 - NEUROSIS - Acho que essa nem é preciso fazer apresentações né? O mais recente album dos caras, lançado perto do fim de 2012 ficou incrivel!!! "Honor Found In Decay" é o nome da pedrada.
3 - DOWNFALL OF GAIA - Esse aqui eu me lembro de ter comentado contigo quando nos trombamos hahaha. O ultimo play desses alemães ta destruidor!!! Puxando demais pro Black-Metal mas sem perder a pegada Neo-Crust de sempre. Peguem aí - Suffocating In The Swarm Of Cranes. Disponivel no blog The Warren of Snares
4 - MASS GRAVE - Esses dias estava precisando dar uma atualizada nos meus plays de Grind e Crust e eis que eu descubro que os caras lançaram um album novo em 2011. O negocio é simplesmente lindo! O som pra mim é uma mistura de Drop Dead e Disrupt e ainda conta com um cover do Capitalist Casualties na ultima faixa. O foda é que este album não tem nome, o que pode dificultar um pouco, mas se der uma fuçada nas internet aí encontra rsrs. É o lançamento mais recente deles!
5 - MOMENTUM - Banda mais recente que o vocalista do lendario Fall of Efrafa montou após o fim da mesma. As musicas soam bem parecidas com as do F.O.E na época do album "Owsla" só que mais puxado pro Hardcore e com menos levadas "down". O primeiro (e unico até aqui) album dos caras é sensacional! Se chama "Whetting Occam's Razor". Agora pra finalizar, no momento estamos sem datas marcadas para gigs. Sabe como é né, começo de ano, a galera meio cansada rsrs. Mas enfim, espero que nosso CD saia o mais breve possivel pra gente sair por aí divulgando ele também!
Aproveito o espaço pra fazer um merchan rsrs e vou deixar alguns links pra quem quiser dar uma inteirada e trocar uma idéia conosco (estamos aí!):
web site - www.reiketsu.com
Também temos uma pagina no facebook, só digitar "Reiketsu" na pesquisa que vocês encontram o link.
Carlinhos, mais uma vez, muito obrigado!!! Espero passar aí pelo Rio mais vezes pra gente trocar aquela idéia. Abraços!!!
 
CRUST FOR PASSION, NOT FOR FASHION!! (A)//(E)

No comments:

Post a Comment