Wednesday, January 23, 2013

Ivpiter - Entrevista

...NÓS TRÊS NOS CONSIDERAMOS INDIVÍDUOS ANARQUISTAS...
 
BLACKENED PUNK - CURITIBA/PR  

1 - BOA NOITE MEU AMIGO FELIPE, E PRA GALERA QUE ESTÁ LENDO ISSO SABER DESDE JÁ, ESTAVAMOS AQUI NESSE BATE PAPO DE NOITE DE DOMINGO E A IDÉIA DA ENTREVISTA SURGIU (RISOS), VAMOS LÁ!! PRA COMEÇAR FALE BREVEMENTE SOBRE A FORMAÇÃO DA BANDA E SOBRE O QUE MUITA GENTE DEVE QUERER SABER, O QUE SIGNIFICA "IVPITER" ?
FELIPE: A banda é formada por Felipe (baixo), Mauricio (guitarra/voz) e Giuliano (bateria). Eu e o Mauricio já tocamos em trocentas bandas juntas, e chamamos o Giuliano pra tocar bateria nessa por conta da afinidade pessoal e ideológica. Começamos a ensaiar em 21 de setembro do ano passado, fizemos dois shows em janeiro e depois deles paramos de tocar. Retomamos as atividades por volta de julho deste ano, dessa vez com mais seriedade. O nome da banda na verdade é Jupiter, Ivpiter é a maneira como os antigos romanos escreviam o nome desse deus. Tem também uma "confusão" envolvendo a escrita romana do algarismo "4", como "IV" eram as iniciais do deus Jupiter, escrevia-se o "4" como "IIII", que é o nome do nosso primeiro EP.

2 - VOCÊS SÃO BEM LOUCOS, NÃO? (RISOS) GIULIANO GOSTARIA QUE VOCÊ ME SE EXPRESSA-SE UM POUCO SOBRE A PARTE LIRICA DA BANDA E O POR QUE DOS NOMES DAS MÚSICAS SEREM NA ESCRITA ROMANA? APROVEITANDO A DEIXA, FELIPE "A BANDA" EM UM TODO TEM UMA POSTURA POLÍTICA, PODE ESCLARECER UM POUCO, SOBRE A MESMA, SE ELA EXISTIR!!??
GIULIANO: A parte lírica é a que eu menos contribuo! haha, aí o felipe e o mauricio que tem boas ideias. Letras diretas e ótimas, realmente curto o que eles escrevem! Os nomes em romanos é mais para dar um tom de que cada música não tem nome. Antes colocávamos a letra inteira como nome da música.
FELIPE: Nós três nos consideramos indivíduos anarquistas.

3 - GIULIANO, A PERGUNTA SOBRE AS LETRAS PARA UM BATERISTA FOI MALDADE, MAS FOI DE PROPOSITO MESMO (RISOS). NUMA BOA VOCÊS SÃO ANARQUISTAS "CADA UM", MAS A BANDA É TAMBÉM ? O QUE ESSAS LETRAS TEM HAVER COM ANARQUISMO NA OPINIÃO DE VOCÊS ??? QUAL O SIGNIFICADO POR TRÁS DE "Que o golpe do martelo destrua o patriarcado e que não sobre nenhuma espada entre nossos escudos" ???
FELIPE: Nós tentamos demonstrar nossa postura anti capitalista, anti fascista e anti sexista nas nossas letras. Essa letra do patriarcado ("VI") foi escrita pelo Mauricio, o golpe do martelo destruindo a dominação do homem pela mulher, vejo a espada representando um homem exercendo seu domínio sobre uma mulher, e o escudo representando a mulher a defender-se. Não sobrando nenhuma espada, extingue-se o conflito entre gêneros...
GIULIANO: Hahahaha.. Acredito que a banda nada mais é que um reflexo de nós e do que queremos transmitir, então esse trabalho conjunto que é a banda talvez seja até mais fácil de considerar anarquista. As letras refletem temas que podem ser muito bem tratados vendo de um ponto de vista anarquista.... Opressão, patriarcado, trabalho, comunidades autônomas indígenas.

4 - MEUS AMIGOS A EXPLICAÇÃO SOBRE A ESPADA NO ESCUDO, VOU FICAR COM ISSO NA CABEÇA ATÉ O DIA DA MINHA MORTE!! (HAHA) MUDANDO UM POUCO DE ASSUNTO SEI QUE FREQUENTAM E SÃO ENVOLVIDOS EM ATIVIDADES COM A CENA LOCAL (CURITIBA), O QUE ROLA POR AÍ NESSE EXATO MOMENTO, EM RELAÇÃO AO LADO CONTRA-CULTURAL...
FELIPE: O que rola aqui no lado contra cultural é a treta da agressão misógina no meio libertário da qual todxs estão sabendo por conta da velocidade que a história se propagou pelo facebook. Por conta de toda essa confusão e do nosso posicionamento contra o ocorrido, nós, ao lado dos companheiros da banda voucuspirnoseutúmulo, estamos nos reorganizando de maneira coletiva. Eu não sei, não acho que rolem muitas coisas aqui em Curitiba que valham a pena serem mencionadas, existem eventos de hardcore com uma falsa roupagem de libertarismo, que na verdade são apolíticos e que dão abertura para pessoas e atitudes que nós não consideramos coerentes com nossos posicionamentos. Nossa cidade é uma droga.

5 - QUAL É A OPNIÃO DE TODOS, SOBRE A NOVA CENA VIRTUAL "QUE NÃO É MAIS TÃO NOVA ASSIM", NO ASPECTO MAIS UNDERGROUND VOLTADO AO SOM EM SÍ. POR EXEMPLO DOWNLOAD'S, BLOGS QUE FUNCIONAM COMO ZINES, EVENTOS QUE SÃO APENAS DIVULGADOS PELA INTERNET, ISSO VAI ACABAR OU FORTALECER MAIS A CENA?? PODEM ME FALAR SOBRE O QUE REPRESENTA PRA CADA UM DE VOCÊS ?

FELIPE: Eu acho o uso da internet muito válido, facilita muito a difusão de ideias e de materiais e isso influi diretamente nos shows, já que as pessoas conhecem as bandas pela internet, interessam-se e passam a frequentar os festivais. Cena pra mim é um negócio que não importa e com o qual devemos ter muito cuidado pra não cair num discurso consumista (apoie nossa cena: VÁ AOS SHOWS, COMPRE AS CAMISETAS, COMPRE OS CDS). Não acho também que somos parte de algo assim. Fazemos um som muito distante das bandas de nossos amigos e eu sinceramente não acho que ele agrade muitos dos que costumam ir aos shows (a maioria gosta mais de hardcore convencional mesmo). Desde a época do Motim eu sempre achei que as minhas bandas foram "outsiders" do que quer que estivesse rolando ao nosso redor.
GIULIANO: Minha opinião é por liberação de todo material possível no meio virtual. É sempre positivo, dá uma resposta à quem quer buscar coisa da sua banda, e o virtual é incapaz de ser tão legal e satisfatório quanto o físico, o que gera o ciclo "ver na internet > gostar do trabalho > desejar o físico". A cena é algo que se forma sempre no plano real, por mais que haja os meios virtuais que contribuam, o zine concreto, o cartaz de um evento na rua repercute de uma forma completamente diferente e mais "conquistadora" haha
6 - MEUS AMIGOS, UM MUITO OBRIGADO MESMO POR CEDEREM O TEMPO DE VOCÊS, JÁ É MEIA NOITE Y 55 DESSE FIM DE NOITE CHUVOSA AQUI NO RIO DE JANEIRO NO DIA 22 DE OUTUBRO DE 2012 E AGORA EU QUERO ALGUÉM AÍ FALE SOBRE O FUTURO DA BANDA, MATERIAIS QUE JÁ FORAM E OS QUE AINDA VÃO SER LANÇADOS, ALGUM PLANO DE TURNÊ E ETC...E QUE TODOS "TODOS" (RISOS) INDIQUEM 5 BANDAS DAS QUE MAIS ESCUTAM NO MOMENTO PRO PESSOAL CONHECER...ENFIM OBRIGADO NOVAMENTE DEIXEM SEUS CONTATOS PESSOAIS, DA BANDA E UMA MENSAGEM PARA OS NOSSOS "QUERID@S" LEITORES...ABRAÇOS AO IVPITER!!
FELIPE: Pretendemos gravar alguns splits com bandas a definir, viajar o máximo possível (já tem shows em vista nas cidades de São Paulo e Florianópolis).
As bandas que eu mais tenho ouvido são
Bone Awl - Meaningless leaning mess
Pisschrist - Nothing has changed
Riistetyt - Valtion vankina
Horrid Cross - Todas as demos
The Stalin - Stop JAP
GIULIANO: Esperamos sair pra incomodar com nosso som em outras cidades próximas aqui, interior do paraná, santa catarina, são paulo, onde for aparecendo...
Ando escutando e recomendo:
Cidade Cemitério - Asa Morte
Vordr - Self-titled
Disclose - Yesterday's Fairytale, Tomorrow's Nightmare
Bökanövsky - demo 2012
Skate Pirata - rolê pagão split

CONTATOS:
http://ivpiter.bandcamp.com
https://www.facebook.com/Ivpiterblackpunx
http://the-warren-of-snares.blogspot.com.br/2013/01/ivpiter-self-titled.html
http://the-warren-of-snares.blogspot.com.br/2013/01/ivpiter-teenage-suicide-darkness-of.html

CRUST FOR PASSION, NOT FOR FASHION!! (A)//(E)

3 comments:

  1. Mandou bem Carlos! Já conhecia a banda de nome mas nunca tinha parado pra escutar.

    ReplyDelete
    Replies
    1. opa vlw, msm!! e obrigado por comentar no blog...isso é importante e poucos se concientizam disso!!

      Delete
  2. opa vlw, msm!! e obrigado por comentar no blog...isso é importante e poucos se concientizam disso!!

    ReplyDelete